quarta-feira, 13 de junho de 2012

O lúdico e as TICs: novas possibilidades pedagógicas

O mundo tem passado por constantes transformações, onde as informações são processadas de maneira cada vez mais rápidas e o ensino encontra-se inserida neste processo globalizado. A educação encontra o computador como um instrumento a auxiliar o processo de aprendizagem, de maneira mais prazerosa, inserindo o educando as novas  tecnologias informacionais. 

Os jogos virtuais podem associar a função lúdica à pedagógica no ensino de ciências/biologia, especialmente na educação ambiental, para assim constituir-se em um recurso motivador da aprendizagem.

Na educação, as tecnologias da informação e da comunicação ampliam o campo das possibilidades da busca do conhecimento, mais restrito e ao mesmo tempo mais atrativo, contribuindo para as capacidades criativas dos próprios estudantes que se tornam ativas e construtores destes saberes, auxiliando-o na aprendizagem tanto nos níveis de ensino fundamental e médio. 

Segundo Lima; Capitão (2003), a necessidade de mudança de paradigma no sistema de ensino e aprendizagem nos obriga a repensar no processo de ensinar, dando ênfase à apresentação de conteúdos de leitura fácil, concisos e atrativos, recorrendo à interatividade através de imagens, vídeos, sons.
Diante da importância da informática aplicada à educação, Niskier (1985) destaca que os professores se vêem às voltas com as necessidades de transmitir uma quantidade de conhecimento em constante progressão que envelhecem rapidamente, até mesmo em função do desenvolvimento científico-tecnológico, obrigando-os a uma permanente atualização. 

A educação deve se por a par destas inovações, inserindo-se neste processo de desenvolvimento tecnológico em que o conhecimento está em contínua construção e o computador é um instrumento que vem e pode contribuir muito para o ensino-aprendizagem dos alunos. Nessa perspectiva para Cunha et. al. (2008, p.2): O ensino ministrado nas escolas deve acompanhar as tendências e o avanço da tecnologia. É corriqueiro perceber o interesse crescente dos jovens pela informática, jogos e internet, por exemplo, e a desmotivação pelas cadeiras escolares tradicionais. É por esta razão que a escola deve implantar em seu sistema pedagógico, novas didáticas como forma de estímulo para trazer de volta o estudante as suas cadeiras escolares, facilitando e tornando prazerosa a aprendizagem.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Oie!
    Você me procurou há alguns dias me pedindo ajuda com alguns recursos do blogger.
    Não sei explicar muito bem, mas vou tentar ajudar:

    Cabeçalho: Faça seu cabeçalho (recomendo usar o PhotoFiltre, é só baixar, é grátis). Vá para Design, Layout e adicione um gadget no lugar do título do blog. Adicione a imagem, salve e pronto!

    Curtir o blog no face: Faça uma página para o seu blog no face mesmo, lá vai explicar como adicionar o botão Like. Mas vou dar uma ajudinha: Adicione um gadget HTML/JavaScript e nele cole o código, que você vai encontrar no face, do botão Like.

    Dividir uma postagem: Vá para “nova postagem” e escreve o que você quer na primeira parte do post. Aí você clica num botão ai em cima, que parece um papel rasgado. É um ícone. Feito isso, escreve a outra parte do post!

    Seguidores: o mais fácil: adicione um gadget e lá vai ter a opção “seguidores”. Adicione e pronto!

    Espero ter te ajudado, se quiser mais alguma coisa fala comigo. Também tem alguns sites de tutoriais para blogger muito bons!
    Boa sorte no trabalho :)
    http://biajellyjellyfish.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir