sexta-feira, 8 de junho de 2012

Reduzir Reutilizar Reciclar

 A Educação Ambiental (EA) é um tema cada vez mais tratado nas escolas brasileiras.Um dos enfoques desse tipo de educação deveria se pautar na Política ou Pedagogia dos 3 R’s (reduzir, reutilizar e reciclar), porém, nem sempre esses três assuntos são tratados de maneira igualitária.  

Reduzir: consiste em tentarmos reduzir a quantidade que produzimos de lixo, como por exemplo, comprar produtos mais duráveis e evitar trocá-los por qualquer novidade no mercado.

 Reutilizar: Procurar embalagens, por exemplo, que possam ser usadas mais de uma vez – como garrafas retornáveis de vidro. Ou quem sabe, criar novas utilidades para as que você não precisa mais.

Reciclar: o mais conhecido dos 3 R’s; consiste em transformar um produto-resíduo em outro, visando diminuir o consumo de matéria-prima extraída da natureza.


Como utilizar essa concepção dos 3 Rs ecológicos no dia-a-dia escolar?

Bem, o primeiro e mais importante é o R de redução de consumo, medida fundamental sem a qual não haverá futuro sustentável. Se o consumo de bens materiais for reduzido, a indústria também produzirá menos; desta maneira, cairá o consumo de energia, haverá menor utilização de produtos químicos e de emissão de gases tóxicos na atmosfera, diminuindo também, a produção de lixo.

Podemos, na escola, incentivar as crianças a consumirem menos. Podemos aprender e ensiná-las a consumir de forma equilibrada, o que exige uma reflexão permanente sobre o que é supérfluo e o que é realmente necessário.

Atividade como o troca-troca de brinquedos entre as crianças, além de significarem uma contribuição para a redução do consumo, contribuirão para que elas aprendam a cooperação, o sentido do coletivo.
Eliminando o uso do copo plástico e da toalha de papel na hora do lanche, reintroduzindo a utilização de guardanapo de tecido, redefinindo o uso de sacos plásticos estaremos contribuindo para preservar o planeta do acúmulo de materias que levam dezenas ou centenas de anos para serem reincorporados à natureza. Da mesma forma é preciso que a escola assuma compromissos com a redução do consumo de água e de energia e com o desperdício de materiais, entendendo que não basta o discurso, é preciso dar o exemplo. 

O segundo R ecológico é o de reutilizar. Podemos incentivar as crianças a utilizar outra vez os materiais que iriam para o lixo, inserindo, por exemplo, na escola, para atividades de escrita e de desenho, o uso do verso de folhas de papel já usadas de um lado. Podemos reutilizar também restos de tecidos e lã, garrafas de refrigerante, pedaços de madeira, papelão, produzindo material didático, jogos, brinquedos artesanais e objetos artísticos. E até mesmo produzir um novo sabonete para lavar as mãos a partir de pequenos pedaços de outros sabonetes já usados, juntado pelas crianças em suas casas, ou na própria escola. Uma instituição que oferece muitos recursos materiais acaba havendo desperdício, tornando-se necessária a cultura do reaproveitamento.

O terceiro e último R é o de reciclagem. A questão é dar destino ao lixo, é decidir o que fazer com a imensa quantidade de objetos/produtos que são descartados e que acabam por contaminar o ar, a terra, as águas. No cotidiano escolar, nossa contribuição poderá ser a de encontrar soluções para o destino do lixo (metal, papel, plástico) buscando articulações com grupos e empresas de reciclagem.
Somos produtores de cultura, fazemos história e desejamos contribuir para a produção de novos modelos de desenvolvimento voltados para a preservação da vida. Sabemos que há muito o que aprender sobre meio ambiente, educação e desenvolvimento. Agora é só assumirmos compromisso com este aprendizado na escola!


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