Nível
escolar:
Educação Infantil
Série:
Séries iniciais
Tema
abordado na aula: Reciclagem e reutilização de materiais
descartáveis
Dados
da aula
Obejtivos:
.Saber
o que é reciclagem e sua importância.
.Saber
o que é reutilização de materiais.
.Entender
o que é coleta seletiva.
.Identificar
quais materiais podem ou não podem ser reciclados.
.Conscientizar
sobre a importância da coleta seletiva na comunidade.
.Conscientizar
sobre a preservação ambiental, redução de consumo e redução de
lixo.
Duração
da atividade: Cada atividade terá duração de 45 minutos.
Atividade
1: Assistir um vídeo sobre reciclagem e sua importância.
Iniciando
a aula: Debate com as crianças as seguintes questões:
O
que é reciclagem?
Qual
é sua importância?
Quais
materiais podem ser reciclados?
O
que é reutilização de materiais?
Qual
é a diferença entre reciclar e reautilizar?
O
que é coleta seletiva, e como implantá-la em casa e na comunidade?
Após
a exibição do vídeo, abordar os conceitos aprendidos.
Atividade
2: Identificação de imagens.
Com
uso de um data show, mostrar aos alunos várias imagens de diversos
materiais, para que eles possam identificar o que pode e o que não
pode ser reciclado.
Atividade
3: Jogos
Uso
de jogos pelo computador que ensinam a coleta seletiva e fazer uma
atividade prática na sala de aula, com uso de latas para coleta
seletiva e levar materiais que os alunos deverão colocar na sua lata
correspondente.
Atividade
4: Desenhos para colorir.
Com
o auxílio de recursos como histórias em quadrinhos que ensinem aos
alunos a importância da preservação ambiental, conscientizando
sobre reciclagem. Oferecer aos alunos folhas com desenhos de latas
para coleta seletiva para colorir, ensinando quais são as cores
correspondentes a cada tipo de material.
Usar
o desenho colorido como base para que os alunos escrevam o porquê
reciclar, e fazer um mural e expor nos corredores do colégio.
Ao
final da aula, avaliar:
.Se
os objetivos foram atingidos.
.Se
houve a conscientização dos alunos sobre a importância da
reciclagem.
.Se
os alunos entenderam os conceitos de coleta seletiva, preservação
ambiental e reutilização de materiais.
.Se
houve atitudes de cooperação e participação de todos.
A reciclagem pode ser considerada um objeto de aprendizagem, pois atende às
características: granularidade, durabilidade, acessibilidade e
interoperabilidade, podendo ser reutilizado em outros contextos como
diminuição de poluição, redução do consumo, redução do lixo e
conservação do ambiente. Os jogos e passatempos despertam o
interesse e prendem a atenção dos alunos, é uma maneira divertida
de aprender. Como este recurso será possível ensinar aos alunos
como fazer coleta seletiva do lixo, quais materiais podem ser
reciclados e quais não podem e aprendem a separar o lixo de acordo
com o material de cada um.
Se
bem trabalhado, este projeto pedagógico permite que o conteúdo do
ensino gere uma aprendizagem significativa que mobilize o aluno e
estabeleça entre ele e o objeto do conhecimento uma relação de
reciprocidade.
Já
na perspectiva sociointeracionista, o aprendiz é valorizado
como parte de um grupo social, em que interage com os outros
membros e com o meio, e assim pode explorar, descobrir,
compreender, refletir e transformar os objetos nesse contexto.
Ou seja, a “máquina que me ajuda a aprender junto
com outros”. Cria-se
uma interação entre os alunos, principalmente nas atividades de
debate sobre o vídeo apresentado, na confecção de desenhos e
textos dos quadrinhos e com os jogos interativos. No caso, aprendendo
junto com os outros e com a experiência de outros.
É
fundamental que o professor que vai lidar ou introduzir
novas tecnologias educacionais ligadas à informática e às
TICs conheça bem e faça uma reflexão crítica sobre qual
linha pedagógica pretende utilizar para criar o seu ambiente
computacional de aprendizado, seja no ensino presencial ou a
distância.
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