terça-feira, 19 de junho de 2012

PLANO DE AULA: Educação Infantil


Nível escolar: Educação Infantil
Série: Séries iniciais
Tema abordado na aula: Reciclagem e reutilização de materiais descartáveis

Dados da aula

Obejtivos:

.Saber o que é reciclagem e sua importância.
.Saber o que é reutilização de materiais.
.Entender o que é coleta seletiva.
.Identificar quais materiais podem ou não podem ser reciclados.
.Conscientizar sobre a importância da coleta seletiva na comunidade.
.Conscientizar sobre a preservação ambiental, redução de consumo e redução de lixo.

Duração da atividade: Cada atividade terá duração de 45 minutos.

Atividade 1: Assistir um vídeo sobre reciclagem e sua importância.

Iniciando a aula: Debate com as crianças as seguintes questões:

O que é reciclagem?
Qual é sua importância?
Quais materiais podem ser reciclados?
O que é reutilização de materiais?
Qual é a diferença entre reciclar e reautilizar?
O que é coleta seletiva, e como implantá-la em casa e na comunidade?

Após a exibição do vídeo, abordar os conceitos aprendidos.

Atividade 2: Identificação de imagens.

Com uso de um data show, mostrar aos alunos várias imagens de diversos materiais, para que eles possam identificar o que pode e o que não pode ser reciclado.

Atividade 3: Jogos

Uso de jogos pelo computador que ensinam a coleta seletiva e fazer uma atividade prática na sala de aula, com uso de latas para coleta seletiva e levar materiais que os alunos deverão colocar na sua lata correspondente.

Atividade 4: Desenhos para colorir.

Com o auxílio de recursos como histórias em quadrinhos que ensinem aos alunos a importância da preservação ambiental, conscientizando sobre reciclagem. Oferecer aos alunos folhas com desenhos de latas para coleta seletiva para colorir, ensinando quais são as cores correspondentes a cada tipo de material.
Usar o desenho colorido como base para que os alunos escrevam o porquê reciclar, e fazer um mural e expor nos corredores do colégio.

Ao final da aula, avaliar:

.Se os objetivos foram atingidos.
.Se houve a conscientização dos alunos sobre a importância da reciclagem.
.Se os alunos entenderam os conceitos de coleta seletiva, preservação ambiental e reutilização de materiais.
.Se houve atitudes de cooperação e participação de todos.

A reciclagem pode ser considerada um objeto de aprendizagem, pois atende às características: granularidade, durabilidade, acessibilidade e interoperabilidade, podendo ser reutilizado em outros contextos como diminuição de poluição, redução do consumo, redução do lixo e conservação do ambiente. Os jogos e passatempos despertam o interesse e prendem a atenção dos alunos, é uma maneira divertida de aprender. Como este recurso será possível ensinar aos alunos como fazer coleta seletiva do lixo, quais materiais podem ser reciclados e quais não podem e aprendem a separar o lixo de acordo com o material de cada um. 
 
As histórias em quadrinhos podem ser utilizadas em outros contextos, além de ter uma linguagem simples e fácil de ser compreendida pelas crianças. Esses quadrinhos têm a função de ensinar valores, despertar uma consciência ambiental de preservação e conseguem atrair a atenção dos alunos.

Se bem trabalhado, este projeto pedagógico permite que o conteúdo do ensino gere uma aprendizagem significativa que mobilize o aluno e estabeleça entre ele e o objeto do conhecimento uma relação de reciprocidade.

Já na perspectiva  sociointeracionista, o aprendiz é valorizado como parte de um grupo social, em que interage com os outros membros e com o meio, e assim pode explorar, descobrir, compreender, refletir e transformar os objetos nesse contexto.  Ou seja, a  “máquina que me ajuda a aprender junto com outros”. Cria-se uma interação entre os alunos, principalmente nas atividades de debate sobre o vídeo apresentado, na confecção de desenhos e textos dos quadrinhos e com os jogos interativos. No caso, aprendendo junto com os outros e com a experiência de outros.

É fundamental que o professor que vai lidar ou introduzir novas tecnologias educacionais ligadas à informática e às TICs conheça bem e faça uma reflexão crítica sobre qual linha pedagógica pretende utilizar para criar o seu ambiente computacional de aprendizado, seja no ensino presencial ou a distância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário